Portfólio

Nossos Sistemas.

PDI Processamento Digital de Imagens

Processamento de imagem é qualquer forma de processamento de dados no qual a entrada e saída são imagens tais como fotografias ou quadros de vídeo. Ao contrário do tratamento de imagens, que preocupa-se somente na manipulação de figuras para sua representação final, o processamento de imagens é um estágio para novos processamentos de dados tais como aprendizagem de máquina ou reconhecimento de padrões. A maioria das técnicas envolve o tratamento da imagem como um sinal bi-dimensional, no qual são aplicados padrões de processamento de sinal.

Métodos de processamento
 

Algumas décadas atrás o processamento de imagem era feito majoritariamente de forma analógica, através de dispositivos ópticos. Apesar disso, devido ao grande aumento de velocidades dos computadores, tais técnicas foram gradualmente substituídas por métodos digitais.

O processamento digital de imagem é geralmente mais versátil, confiável e preciso, além de ser mais fácil de implementar que seus duais analógicos. Hardware especializado ainda é usado para o processamento digital de imagem, contando com arquiteturas de computador paralelas para tal, em sua maioria no processamento de vídeos. O processamento de imagens é, em sua maioria, feito por computadores pessoais.

Técnicas mais usadas

A maioria dos conceitos de processamento de sinais que se aplicam a sinais unidimensionais também podem ser estendidos para o processamento bidimensional de imagens. A transformada de Fourier é bastante usada nas operações de imagem envolvendo uma grande área de correlação.


Técnicas unidimensionais

Os canais de cor vermelho, verde e azul de uma fotografia por Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii. A quarta imagem é uma composição

Resolução de imagem
Limite dinâmico
Largura de banda
Filtro

Permite a redução de ruídos da imagem para que mais padrões possam ser encontrados.

Operador diferencial
Histograma

Consiste na frequência de um tom específico (seja escala de cinza ou colorido) em uma imagem. Permite a obtenção de informações como o brilho e o contraste da imagem e sua distribuição.

Detecção de borda
Redução de ruído

Técnicas bidimensionais

Conectividade

Problemas típicos

Imagem de uma árvore morta
Imagem anterior após aplicação de ruído "sal e pimenta"
Imagem anterior após aplicação de filtro gaussiano 3x3
Imagem anterior após aplicação de filtro da mediana

Transformações geométricas tais como escala, rotação e inclinação
Correção de cor como ajustes de brilho e contraste, limiarização ou conversão de espaço de cor
Combinação de imagens por média, diferença ou composição
Interpolação e recuperação de imagem de um formato bruto tal como o filtro Bayesiano
Segmentação de uma imagem em regiões
Edição de imagem e acabamento (retoque) digital

Além de imagens bi-dimensionais estáticas, o campo também abrange o processamento de sinais variados pelo tempo tais como vídeos ou a saída de um equipamento de tomografia. Tais técnicas são especificadas somente para imagens binárias ou em escala de cinza.

Aplicações

Fotografia e Impressão
Imagens de Satélite
Processamento de imagens médicas
Detecção de face ou de objeto
Biometria
 

Av. Oraida Mendes de Castro, 6000 sala 23

Novo Silvestre- Viçosa - MG

CEP: 36570-000

Tel: (31) 3885-2424

      (31) 9947-4426


Onde estamos

Empresa Incubada:

© 2018 TherionTec. Todos os direitos reservados.